quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Justiça decidirá sobre a revisão da poupança

O QUE PODE ACONTECER COM OS PROCESSOS DE REVISÃO DAS CADERNETAS DE POUPANÇA DO PLANO BRESSER, PLANO VERÃO, PLANO COLLOR 1 E PLANO COLLOR 2.

Os tribunais superiores analisam a revisão das cadernetas de poupança durante os planos econômicos.
No Supremo a Presidente Dilma precisa escolher um novo ministro para ocupar a vaga de Joaquim Barbosa, que pediu aposentadoria em julho do ano passado. Até não ser nomeado um novo ministro o processo dos planos econômicos não podem ser julgados.

Há uma "luz" para os bancos e os poupadores que está no STJ. A corte poderá reavaliar três questões que afetam diretamente o valor da indenização a ser paga ao poupador: a aplicação de expurgos inflacionários, que é a diferença entre o índice de inflação registrado e o percentual de remuneração pago pelo banco, os juros remuneratórios e a incidência de juros de mora.

O Plano Bresser são as revisões para as poupanças de 1987, com aniversário entre os dias 1 e 15 de julho, onde a correção pode ser de 8,04%.

O Plano Verão são as revisões para as poupanças de 1989, com aniversário entre os dias 1 e 15 de fevereiro, onde a correção pode ser de 20,36%.

O Plano Collor 1 são as revisões para as poupanças entre abril e maio de 1990, com aniversário entre os dias 1 e 15 , onde a correção pode ser de 44,8%.

O Plano Collor 2 são as revisões para as poupanças de fevereiro de 1991, com aniversário entre os dias 1 e 15 de fevereiro, onde o índice de correção varia.

O julgamento da revisão da poupança começou em 2013  e foi retomado em  maio do ano passado e paralisado após pedido da Advocacia Geral da União, que pediu novos cálculos sobre o lucro obtido no período.

Agora é aguardar essa decisão.





Nenhum comentário:

Postar um comentário